Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Sonhos Prometedores

Tenho mais pena dos que sonham o provável, o legítimo e o próximo, do que dos que devaneiam sobre o longínquo e o estranho. Os que sonham grandemente, ou são doidos e acreditam no que sonham e são felizes, ou são devaneadores simples, para quem o devaneio é uma música da alma, que os embala sem lhes dizer nada. Mas o que sonha o possível tem a possibilidade real da verdadeira desilusão. Não me pode pesar muito o ter deixado de ser imperador romano, mas pode doer-me o nunca ter sequer falado à costureira que, cerca das nove horas, volta sempre a esquina da direita. O sonho que nos promete o impossível já nisso nos priva dele, mas o sonho que nos promete o possível intromete-se com a própria vida e delega nela a sua solução. Um vive exclusivo e independente; o outro submisso das contingências do que acontece.

Fernando Pessoa, in 'O Livro do Desassossego

2 comentários:

Lamartine DIas disse...

Finalmente consegui apanhá-la. Pelo aspecto deste blogue devo dizer-lhe que há recomeços que mereçem a pena. Foi pena ter perdido os outros blogues mas não se preocupe, decerto que depressa recuparará com a sua imaginação, criatividade e bom gosto que tem. Ah, já deve saber que Fernando Pessoa se encontra entre os 10 primeiro Grandes portugues a votos na RTP1.

Lamartine DIas disse...

Devo dizer-lhe que este Blogue foi um bom recomeço e quem tem uma criatividade e imaginação como a Manuela decerto rápido recuperará o que perdeu.
Já agora deve saber que Fernando Pessoa está entre o dez primeiros Grandes Portugueses e a votos na RTP1.