Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A Fonte da Juventude é água boa . Bom Carnaval !!!




A Fonte Da Juventude


O senhor Faustino é um brincalhão por natureza. Tem por hábito dizer aos amigos, com um sorriso jovial e em tom divertido, «uma das coisas que aprecio ao envelhecer é poder assobiar enquanto escovo os dentes».
Envelhecer feliz é manter a graça do bom humor e do sorriso, apesar da beleza e da energia gradativamente se definharem.
Nas sociedades de consumo as técnicas de incentivo à compra de bens são muito refinadas. Muitos de nós acabamos por comprar coisas que raramente necessitamos ou usamos. Se está velho é obrigatoriamente substituído. Com essa mentalidade pode-se dar o caso de medir o entardecer da vida pela mesma bitola.
Na mente de muitos, idoso significa que está a cair aos bocados, fraco, enfermo, no ferro velho. Pensar assim torna difícil aceitar o avanço na idade de modo natural. O desgaste é grande. Não se pode impedir o envelhecimento mas pode-se evitar ser velho.
A atitude é importante. Todos nós temos tempo limitado e como tal devemos usá-lo da melhor maneira. Gastar o tempo de modo pesaroso, a lamentar-se será um desperdício de um bem extremamente precioso e, além do mais, que se esgota constantemente. O segredo de viver está no usufruir cada momento da melhor maneira. Com alegria, graça, humor. Sentir-se feliz.
Uma das muitas particularidades do senhor Faustino é a de partilhar as boas memórias com outros. As más não interessam, já o corroeram, só servem para extrair lições, nada mais. Também tem a particularidade de transformar algo de natureza temporária em prazenteiro, precioso e agradável, tanto para si como para os que o rodeiam.


O senhor Faustino ocupa bem o seu tempo. É evidente que se senta defronte da televisão, mas não é por horas e horas a fio. Cuida da pequena horta que lhe dá umas alfaces e alguns pés de couves. Trata de umas árvores de fruto, que o mantém ocupado na poda e na colheita. Faz brinquedos de madeira e, com três cores bases, é capaz de dar ao pinho um tom folclórico. Dá os seus passeios pela tarde com regularidade. Em suma continua a extrair da fonte da juventude o vigor necessário para o dia-a-dia.
Sofia Loren disse certa vez «a fonte de juventude existe, é a tua mente, os teus talentos, a criatividade que consegues trazer à tua vida e aos que amas. Quando aprenderes a extrair dessa fonte, na realidade, deixas-te de ser velho.
Este poste é do blogue de um amigo meu que vale a pena visitar ::: http://sol.sapo.pt/blogs/pedropenedo/default.aspx

Um comentário:

turbolenta disse...

Obrigada Manuela pela visita que me fez.Hoje fui novamente ao penso e a infecção já não é tão grande. POr isso o pior parece ter passado. Obrigada pelas suas palavras.
O SR.Faustino tem razão na sua maneira de encarar a vida. à medida que envelhecemos não podemos parar. Com a reforma temos todo o tempo do mundo para nos dedicarmos a tudo quanto gostamos e nos dá prazer.Podemos então descobrir alguns pequenos prazeres que nos dão imensa satisfação e nos ajudam a passar o tempo da melhor maneira e sobretudo a fazer algo que realmente gostamos.
Já dei uma espreitadela pelos seus trabalhos. Tem peças bastante interessantes e de bom gosto, além de trabalhos bem diversificados.
beijos