Pesquisar este blog

sábado, 25 de junho de 2011

A EVOLUÇÂO HUMANA !!!

A Evolução Humana


Autor: Ruben Zevallos Jr.


Desde que os primeiros macacos decidiram usar um osso para caçar e também se defender (como apresentado no filme 2001 de Stanley Kubrick), pouco mudou.

Tudo bem... hoje, temos carros maravilhosamente rápidos, já fomos a lua, vestimos roupas em vez daquele vestuário padrão e antiquado de peles e ainda tem mais, tomamos banho e comemos com talheres... bem, quase todos.

Mesmo com tudo, a humanidade continua ainda sendo um bando e animais. Podemos dizer que um bando de animais bem sucedidos, pelo menos até agora ou talvez pelos próximos 20 ou 30 anos, pois estamos destruindo o nosso planeta.

Como animais
Já escrevi e comentei muito sobre isso e continuo vendo, que somos como o nosso amigo, o cachorro... brincamos, comemos, rosnamos,cuidamos da casa, mas, se nos sentirmos ameaçados, atacamos.

Fazemos isso para defender nossos empregos, quando andamos na rua, trombamos e não dizemos desculpe, não abrimos as portas para os outros e muito menos oferecemos ajuda. Também gastamos mais do que necessário, juntamos mais que precisamos... parecemos com castores, guardando e guardando...

Vivemos em tocas... e principalmente, não paramos de nos reproduzir... veja só, pouco tempo atrás, éramos 5 bilhões... e agora, pouco tempo depois, somos 6.5 bilhões... logo, estaremos com 10 bilhões...

Reprodução
No reino animal, cada população tem um controlador. O controle populacional é definido por um predador ou, por um chefe. Bastou o controlador faltar ou ter alimento, pronto, a super população acontece.

No mundo dos ratos, isso acontece com freqüência... eles se mantém estáveis, até que algo acontece, e o responsável pelo ninho dá a ordem para que as fêmeas se reproduzam, mas, em vez delas terem 1 ou 2, todas tem dezenas de ratinhos... e com isso, muitos morrem de fome ou se tem uma infestação de ratos.

Hoje, pode-se dizer que a Terra está infestada de seres humanos e nos falta um controlador...

A natureza é sábia
A história deste planeta é recheada de fatos, onde, populações inteiras foram dizimadas, como no caso dos dinossauros... se eles ainda existissem, certamente não haveria a humanidade... talvez, eles fossem a vida inteligente do planeta.

A Terra está mudando, o clima ficando mais quente devido ao efeito estufa e logo, teremos muitas mudanças... que serão:

Redução na produção de alimentos
Praticamente todo o alimento consumido pela população do mundo, vem das plantações. Por mais que se plante, vai chegar um ponto, que não vai mais sobrar espaço arável e como que vai ser?

O grande problema é que o clima mudando, todas as colheitas, tipos de plantas e regiões antes produtivas, serão prejudicadas, como já estão sendo. O Brasil, que tem um clima maravilhoso, já está sentindo as diferenças.

Aumento nível do oceanos
Hoje, 2/3 da Terra são cobertos de água e ainda, tem muita água armazenada nos pólos na forma de gelo. Já não é de hoje, que estamos vendo o derretimento de geleiras milenares e estes eventos, antes raros, estão se tornando cada vez mais freqüentes... está previsto, se continuar na forma que está, os mares terão subido pelo menos uns 40 cm dentro dos próximos 20 anos e mais de 1 metro até o final do século.

Com 1 metro mais de água, milhares de cidades litorâneas vão deixar de existir e com isso, as populações terão que se mover para áreas mais altas e com isso, menos áreas aráveis.

Pragas, insetos e outros animais
Com a mudança do clima, tudo mudará, inclusive os tempos de eclosão de muitos insetos, como se tem visto por ai... cidades sendo invadidas por sapos, pernilongos e tudo que é tipo de bicho.

Falta de água
A água, por mais que pareça sobrar, estará ficando rara... porque a natureza tem o seu limite de recuperação, mas, o homem não para de tirar ao ponto de não dar tempo para a natureza repor.

Os rios precisam de chuvas e nascentes... que em muitos lugares a mudança de clima está secando ou diminuindo as águas.

O uso freqüente fossas, onde se espera que a água se infiltre no solo, poluirá os lençóis freáticos, fora, os problemas já causados pelos defensivos agrícolas e adubos químicos... tudo isso, vai infiltrando e logo chegará aos lençóis, poluindo a água.

Energia
As principais fontes de energia hoje do mundo, vem dos combustíveis fósseis... queimamos petróleo, gerando carbono, jogando na atmosfera, o que demorou milhões de anos para se guardar... e não paramos de queimar. O petróleo está para acabar, dura não mais de 40 anos.

A hidroelétricas, também são complicadas... porque precisam de água e já falei acima do problema, basta lembrar dos apagões do Brasil.

Existe soluções viáveis, mas ninguém quer pagar o preço... porque energia atômica é cara, mas é durável... solar, é cara, e não está ainda bem desenvolvida... elólica, seria muito bom, mas faltam investimentos.

O fim de nossa sociedade
Infelizmente se a humanidade, não deixar de lado o seu lado animal, de consumir o que pode, brigar pelo seu terreno, matar e principalmente, parar de se reproduzir, será muito bom, se conseguirmos chegar ao século XXII... imagine ao ano 3000?

A sociedade mundial, nunca foi tão frágil como agora... todas as economias são tão interdependentes, que nada pode parar... o planeta hoje funciona como um organismo vivo, onde, uma fábrica de celulares, usa material de empresas de dezenas de países do mundo, que também usam matéria prima de outras dezenas e assim vai. O Brasil depende do resto do mundo, os EUA e a Europa mais ainda... se um dia o ciclo de importações e exportações pararem... tudo vai parar.

Precisamos e LOGO, mudar para deixar um possível mundo para nosso filhos, netos e bis-netos.


http://www.artigonal.com/auto-ajuda-artigos/a-evolucao-humana-356217.html


Perfil do Autor


Especialista de projetos para Internet desde 1993, mantém diversos sites e projetos pessoais como o http://www.direito2.com.br/



Leia mais http://ruben.zevallos.com.br/

3 comentários:

reflexão disse...

O desenvolvimento do ser humano começa quando ele olha para dentro de si. E olhando para o mais procundo de si para se conhecer. Somente quando eles está constantemente se conhecendo pode atuar em seu contexto para melhora-lo. Precisa começar com sua própria família. E saber que precisa entender que outros precisam fazer o mesmo. Dar oportunidade para si e para os outros é o segredo do desnvolvimento humano. Vencendo obstáculos como o egoismo,corrupção é o mínimo para se desenvolver... Caso contrário teremos um processo de desumanização.

Jutilandia Ferreira disse...

O PROJETO SINTONIA, está em busca de madrinhas, e padrinhos...., temos uma lista de pessoas para ajudarmos mas precisamos de recursos

colabore o valor não importa, 1+1+1+1.....somamos um mundo melhor para alguem!

http://jutilandia-terapeuta.blogspot.com/p/sonhocolabore.html

sexshop disse...

O ser humano está numa constante evolução intelectual. Faz parte da evolução. Para essa melhoria acontecer necessitamos de ter um conhecimento profundo de nós próprios e dessa maneira descobrir o que está bem e o que possa ser melhorado.