Pesquisar este blog

domingo, 8 de fevereiro de 2009

FRACTAIS - BELÍSSIMO

http://jornalavem.files.wordpress.com/2008/03/clip-image002.gif

Fractais (do latim fractus, fração, quebrado) são figuras da geometria não-Euclidiana.

A geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciência, tecnologia e arte gerada por computador. As raízes conceituais dos fractais remontam a tentativas de medir o tamanho de objectos para os quais as definições tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham.

O termo foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polónia, que descobriu a geometria fractal na década de 70 do século XX, a partir do adjectivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.

Vários tipos de fractais foram originalmente estudados como objectos matemáticos.








A geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciência, tecnologia e arte gerada por computador. As raízes conceituais dos fractais remontam a tentativas de medir o tamanho de objetos para os quais as definições tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham. Um fractal (anteriormente conhecido como curva monstro) é um objecto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objecto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente auto-similares e independentes de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou interactivo.



2 comentários:

aDesenhar disse...

os fractais dispensam comentários.
:-)
imagens que valem por ...

phi 1,618,
o número de ouro
ou proporção divina em todo o seu explendor.
:-)

boas pesquisas, porque o nº 1,618
que em código binário é 11001010010
não é um número qualquer,
por isso o colei ao meu nik adesenhar...11001010010.

bjs manela

Lamartine DIas disse...

Sempre adorei o fascinante mundo dos fractais, não apenas pela sua beleza mas também pela sua origem, simples ou complexas equações matemáticas. É a demonstração de como a matemática não apenas é útil mas também é bela!!