Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O PRINCÍPIO 90 / 10 - Stephen Covey

Que princípio é este? Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa connosco, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como nøs reagimos ao que se passa comnosco.

O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro avarie que o avião se atrase que o semáforo fique vermelho. Mas, determinamos os outros 90% do que nos sucede com a nossa reacção.

Exemplo: Você está tomando o café da manhã com a sua família. Sua filha, ao pegar na chåvena, deixa o café cair na sua camisa branca do trabalho. Você não tem controle sobre isso, e, o que acontecerá em seguida será determinado pela sua reacção.
Então, você irrita-se. Repreende severamente a sua filha e ela começa a chorar. Você censura a sua esposa ou esposo por ter colocado a xícara muito na beira da mesa... E tem prosseguimento uma batalha verbal. Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa.

Quando volta, encontra a sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o autocarro para a escola. Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. Você tem de levar a sua filha, de carro, para a escola. Como está atrasado, conduz em alta velocidade e é multado. Depois de 15 minutos de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra sem se despedir de você. Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que se esqueceu da pasta de trabalho. O seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso para o dia acabar e quando chega a casa, sua esposa e sua filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com você.
Por quê? Por causa da sua reacção ao acontecido no café da manhã. Pense: porque o seu dia foi péssimo?

A) por causa do café?
B) por causa da sua filha?
C) por causa da sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua causa?

A resposta correta é a E. Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 min. foi o que deixou seu dia horrivel.
O café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar. Então, você diz gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". nåo chore. Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha entrando no autocarro. Dá um sorriso e ela retribui, acenando com a mão.
Notou a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito diferentes. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reacção.
Aqui temos um ex. de como aplicar o Princípio 90/10. Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos o afectem. Reaja apropriadamente e o seu dia nunca ficará arruinado.

Como reagir a alguém que nos atrapalha no trânsito? Você fica transtornado? Golpeia o volante? insulta? Sua pressão sobe? O que acontece se você perder o emprego? Por que perder o sono e ficar tão chateado? Isto não funcionará. Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho. Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar o seu programa do dia. Por que manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Stressar só piora as coisas.
Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo. Milhares de pessoas estão sofrendo de um stress que não vale a pena, sofrimentos, problemas e dores de cabeça. Todos devem conhecer e praticar o Princípio 90/10. Pode mudar a sua vida!

Um comentário:

Lamartine DIas disse...

Concordo plenamente. Eu próprio verifico que sou vítima das minhas reacções negativas. Muitas vezes é difícil controlar, sendo como uma bola de neve, uns problemas arrastam outros. A sabedoria está em saber contornar e também é neceesário um pouco de sorte, como diz o autor.